12.30.2016

Feliz 2017 com um Naked Cake de avelã com buttercream e caramelo salgado

Este foi o bolo escolhido pela minha irmã, que faz anos a 24 de Dezembro, para celebrar o seu aniversário e é com ele que vos venho desejar um fantástico fim de ano! Para 2017, aproprio-me das palavras de Carlos Drummond de Andrade para vos desejar um ano repleto de desejos mobilizadores! 

"Gostaria de te desejar tantas coisas… Mas nada seria suficiente. Então, desejo apenas que tenhas muitos desejos. Desejos grandes! E que 
eles te possam mover, a cada minuto, rumo à tua felicidade!"





Receita do buttercream da querida Sandra do Migalha Doce 
Receita do Bolo do meu sweetie Célio do Sweet Gula

Ingredientes
Para o bolo:
400g de avelãs 
300g de farinha sem fermento
2 colheres de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
250g de manteiga à temperatura ambiente
320g de açúcar
6 ovos grandes
200ml de café expresso
240ml de leite

Para o Buttercream:
240g de claras (cerca de 6)
470g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
300g de açúcar
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

Para o recheio e decoração
Suspiros pequenos 
Pó dourado da Vahiné
Caramelo salgado (fiz esta receita)

Confeção
Pré-aquece o forno a 180º e unte com manteiga e forre o fundo de 2 formas de 16cm com papel vegetal.

Para o bolo:
Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Toste um pouco as avelãs no forno ou numa frigideira, ao lume e triture-as em farinha. Misture-as numa taça com a farinha, o fermento, o sal e reserve.

Bimby:

Deite a manteiga e o açúcar no copo e programe 2 min/37º/vel 2. Programe de seguida 1 min/vel 3 e adicione os ovos pelo bucal, um de cada vez. Junte o café e o leite e programe 10 seg/vel 4. Por fim, adicione a mistura de farinhas e programe 5 seg/vel 4.

Tradicional:
Numa taça, misture misture o café e o leite e reserve. Noutra taça, bata com a batedeira a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez. Junte aos poucos e alternadamente a mistura de farinhas e a mistura liquida, envolvendo com uma espátula.

Divida a massa pelas 2 formas, e leve ao forno cerca de 25-35 minutos. 
Retire do forno e deixe os bolos arrefecerem ligeiramente na forma. Desenforme e deixe arrefecer completamente. Reserve.

Para o buttercream:
Prepare uma panela com água no fundo e leve ao lume. Deite as claras e o açúcar numa taça de pirex ou outra que possa levar calor e coloque sobre a panela, sem tocar na água. Bata continuamente até o açúcar dissolver. Passe então para a batedeira e bata em velocidade máxima por cerca de 8 min, até ter picos firmes. Deixe arrefecer completamente. Nessa altura, prepare a manteiga, cortando-a em pedaços de cerca de 1 colher cada. Com a batedeira em funcionamento em velocidade média, acrescente a manteiga gradualmente. Quando tiver toda a manteiga incorporada, coloque a batedeira em velocidade máxima e bata até ter um creme suave e uniforme. Vai passar por uma fase em que parece liquido e outra em que parece que talhou, mas continue a bater que o creme monta!

Para montar:
Com os bolos frios, nivele o topo e divida cada bolo em 2, de forma a obter 4 camadas de tamanho igual. Divida o buttercream a meio e, numa das porções, junte 2 colheres de sopa do caramelo salgado, mexendo bem. Coloque um pouco de buttercream num prato para prender a 1.ª camada de bolo. 
Com um saco de pasteleiro, preencha com buttercream de caramelo esta camada, começando de fora para dentro, desenhando círculos encostados uns aos outros. Alise um pouco. Coloque a 2.ª e 3ª camadas, repetindo o processo, nivelando sempre bem com a base. Coloque a última camada de bolo e nivele tudo. Se for transportar o bolo, será preferível usar umas "estacas" de espetos de espetadas, cortadas à altura do bolo, para melhor suporte. Leve ao frio por cerca de 20 min.
Para finalizar, faça com o saco de pasteleiro 2 camadas na base do bolo, tudo à volta, bem como nas fendas de cada camada. Com uma espátula, espalhe o creme de baixo para cima, por forma a cobrir todo o bolo. Barre também o topo do bolo. Depois, com uma espátula larga que apanhe toda a altura do bolo, fixe-a numa parte do bolo e vá rodando o prato, para alisar e obter este efeito "semi-naked". 

Decore com o caramelo, suspiros e pó dourado. 
 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; DificuldademédioVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Avelã, Caramelo; N.º de porções: 12-15; Prato: bolo

2 comentários:

  1. Ficou um bolo lindo, lindo, lindo :)
    Bom ano!

    ResponderEliminar
  2. Que belissimo bolo.
    Bela maneira de dar boas vindas a este ano.

    Beijinhos e Bom ano,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/dia-um-na-cozinha-e-petiscos-variados.html

    ResponderEliminar