3.15.2017

Gratinado de bolonhesa e penne

Para mim esta é pura comida de conforto... há qualquer coisa de mágico num prato de massa gratinado que nos envolve à primeira garfada, como uma mantinha e um chá em dias de chuva! Esta é uma alternativa à tradicional lasanha (ou o que fazer quando apetece lasanha mas não há placas de massa) e ficou deliciosa!



Ingredientes
1 fio de azeite
3 dentes de alho
1 cebola
1 talo de aipo
150 g bacon
500 g de carne de vaca picada
sal e pimenta q.b.
200 ml de vinho branco
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de canela 

200 ml de leite
1 colher de sobremesa de orégãos

300g de massa penne
Queijo para polvilhar

Para o molho branco:
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
2 chávenas e meia de leite
sal, pimenta e noz moscada


Confeção
Aqueça o forno a 180º. 
Coza a massa al dente. Escorra a água e reserve.

Para o molho branco:
Bimby
Deite o leite, a farinha e a manteiga no copo, tempere com sal e pimenta e programe 8 minutos, 90º, velocidade 4.

Tradicional
Num tacho, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Em lume médio, mexa para tirar o gosto de cru da farinha, sem deixar queimar. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para incorporar na farinha e não criar grumos. Use uma vara de arames, se necessário. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Num tacho, frite o bacon num pouco de azeite. Junte os alhos picados, a cebola e o aipo picados. Deixe amolecer e junte a carne. Tempere com sal e pimenta preta moída, o açúcar e a canela. Deixe fritar a carne até estar soltinha. Nessa altura, junte o tomate pelado picado com o molho da lata, os orégãos e o concentrado de tomate e deixe ferver em lume médio durante 3m. Nessa altura, adicione o vinho e o leite - esta mistura inicialmente vai talhar, mas depois, continuando a mexer, engrossa.
Coloque o molho bolonhesa numa travessa de forno, cubra com a massa escorrida. Regue a massa com o molho branco e polvilhe queijo ralado por cima. Leve ao forno até estar gratinado.




Bom apetite!


Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: carne picada; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

2 comentários:

  1. Eu acho que sou viciado em massa, e é dos pratos favoritos seja qual for a massa mas gratinada é de top e essa tem um aspeto super mas super delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida! É mesmo reconfortante! Cá em casa adoramos este tipo de pratos! Beijinhos

    ResponderEliminar