4.29.2018

Bifinhos de frango com bacon, mel e flor de sálvia

A primavera está aí, embora alguns dias insistam em ser de chuva e até algum frio. Mas, sim, estamos em plena primavera, época das flores, das alergias e dos pássaros a chilrear! E das ervas aromáticas florirem no meu pequeno canteiro de aromáticas! 
Tenho algum cebolinho plantado há anos e já estou habituada a, todos os anos, ter algumas flores, as que conseguem escapar ao meu gato que tem um fetiche com o pobre do cebolinho! Mas este ano tive esta surpresa linda: o pé de sálvia floriu pela primeira vez. Uma delícia para todos os sentidos... estas flores são lindas, delicadas e aromáticas. Depois de ter confirmado que são comestíveis, preparem-se para verem algumas utilizações por aqui! Quem não tiver acesso à flor, pode substituir por folhas de sálvia. O sabor da flor é mais adocicado e suave, mas tem as mesmas notas aromáticas da folha. 



Ingredientes 
2 peitos de frango cortados em bifes 
1 pedaço de bacon em tirinhas
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho 
1 chávena de vinho branco
1 colher de sopa de mel
2 hastes de flor de sálvia e algumas folhas

Confeção
Tempere os bifinhos com sal e pimenta. Numa frigideira, deite o azeite e frite o bacon com o dente de alho esmagado. Retire o bacon para um papel para escorrer e descarte o alho, deixando apenas a gordura na frigideira. Deite as folhas de sávia e metade das flores e frite aí os bifinhos, regando-os com o mel, deixando-os dourados. Retire os bifinhos e reserve. Deite na frigideira o vinho branco e deixe evaporar, raspando os resíduos da carne com uma colher de pau. Volte os bifinhos para a frigideira e salpique com o bacon e as restantes flores. 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 2Prato: prato principal

4 comentários:

  1. Devem ter ficado bem aromáticos. Tenho de experimentar, já há bastante tempo que não tenho sálvia em casa. bjs

    ResponderEliminar
  2. Great post on "chicken steaks with bacon, honey and sage flower". As a professional chef i have to appreciate your work. Keep Posting useful posts like this. Keep in touch with my websites- royal piping institute | chocolate courses in dubai

    ResponderEliminar
  3. Onde é que entra o mel na receita?

    ResponderEliminar