4.06.2018

Tarte rápida de Mascarpone e frutos vermelhos

Com o fim de semana à porta há sempre vontade de preparar um miminho para tornar as refeições mais especiais. Porque nestes dias apetece e temos mais tempo para isso, ficar mais tempo à mesa em conversas prolongadas e uma sobremesa ajuda a este processo. Além disso, esta tarde é tão simples de fazer e fica deliciosa e primaveril... 

Nota: se estiverem com pouco tempo, podem usar uma massa pré-feita. Fica igualmente deliciosa!



Ingredientes
para a massa:
1 chávena e ½ de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de sopa de açúcar refinado
¼ de colher de chá de sal
115g de manteiga sem sal, bem fria e cortada em cubinhos
3 a 5 colheres de sopa de água gelada
Raspa de 1 limão

Para o recheio:
200g de queijo mascarpone
1 chávena de iogurte grego
6 colheres de sopa de açúcar em pó
raspa de 1 limão q.b.
 
Para finalizar: 
250g de frutos vermelhos a gosto (usei framboesas, mirtillos e amoras)

Confeção
Começamos com a massa: misture a farinha, açúcar, raspa de limão e sal. Junte os pedacinhos de manteiga gelada e, com os dedos, defaça-os juntando com a farinha, até obter uma areia grossa. Se tiver um processador de alimentos, pode usá-lo com alguns toques para obter esta areia. Junte a água e amasse com as mãos até a massa começar a formar uma bola. 

Passe para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha e amasse delicadamente a massa (vai parecer um pouco seca, mas amassando, ela forma uma massa uniforme. Não amasse em excesso, senão fica dura. Embrulhe em película aderente e leve ao frio por 30 min.

Passado este tempo, numa superfície de trabalho polvilhada com farinha, abra a massa com o rolo e estique o suficiente para cobrir o fundo e laterais da forma. Leve ao frio por 10 min. 

Pré-aqueça o forno a 180º. Retire a forma do frio e pique o fundo da massa com um garfo. Asse por cerca de 10 min, ou até as laterais dourarem levemente. Deixe arrefecer.

Numa taça, bata o queijo mascarpone com o iogurte e o açúcar. Aromatize com raspas de limão. Com a massa fria, recheia a tarte com este creme e finalize com os frutos vermelhos. Leve ao frigorífico pelo menos 1h antes de servir. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldadefácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: mascarpone, frutos vermelhosN.º de porções: 8; Prato: sobremesa, tartes

1 comentário:

  1. Que bela tarte.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/04/folar-de-carnes.html

    ResponderEliminar