6.19.2018

Creme de cenoura e batata doce e Rolinhos de alheira com espinafres

Quem me segue no Instagram ou no Facebook sabe o motivo da minha ausência na semana passada: o casamento de uma amiga de longa data que me desafiou a fazer o catering. Foram 2 dias sem parar de cozinhar e mais alguns de preparação e compras. O resultado, apesar do cansaço, foi muito compensador! 
A azáfama na cozinha não me deixou tirar fotos das mesas nem da comida... mas hoje trago-vos duas das receitas que servi no dia, para compensar um pouco esta ausência: um creme de cenoura com batata doce bem aveludado e uns deliciosos rolinhos de alheira e espinafres, aqui, numa versão maiorzinha do que foi servido no evento. 



Para a sopa:
Ingredientes
1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
500g de cenoura
200g batata-doce
300g de curgete
1 colher de sobremesa de sal
água q.b.
2 colheres de sopa de natas (usei light)
presunto picado para servir - opcional

Confeção
Bimby:
Coloque no copo a cebola, a cenoura e os dentes de alho e programe 20 seg/vel 4. Junte o azeite e programe 4 min/vel 2/ varoma. Junte a batata e a curgete descascadas e em cubos, cubra com água e programe 18 min/vel 2/varoma. Tempere com o sal e Triture em creme 30 seg/vel 3-6-8. Se quiser uma sopa mais cremosa, junte as natas e envolva. 
Sirva com o presunto picado.

Tradicional:
Corte a cebola em meias luas, fatie os dentes de alho e a cenoura e corte em cubos a curgete e a batata doce.
Numa panela com o azeite, refogue a cebola, os dentes de alho e as cenouras até estarem amolecidas, mas sem dourar. Junte a curgete e a batata doce, cubra com água e deixe cozinhar bem os legumes. Passe tudo, tempere com o sal e, se quiser uma sopa mais cremosa, junte as natas e envolva. 
Sirva com o presunto picado.

Para os Rolinhos de alheira com espinafres:
Ingredientes
1 molho de espinafres
1 cebola 
2 dentes de alho
1 alheira
6 folhas de massa filo 
azeite q.b.

Confeção
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e refogue a cebola picada, e os dentes de alho esmagados. Tire a pele às alheiras, parta em pedaços e junte ao refogado. Vá mexendo e esmagando as alheiras para para que se desfaçam bem. Junte as folhas dos espinafres e deixe saltear, mexendo e envolvendo bem os ingredientes.
Pincele 1 folha de massa filo com azeite e sobreponha outra. Pincele também. Corte em 3 pedaços, na vertical. Numa ponta de cada tira, coloque uma colherada do recheio. Dobre os lados para dentro e enrole, até ao fim. Sele as pontas também com azeite. 

Coloque-os numa assadeira antiaderente,pincele com um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180º, por cerca de 20 minutosou até dourar.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: alheira, espinafres, batata doce, cenouraN.º de porções: 6Prato: Entradas

1 comentário:

  1. Deve ter ficado uma maravilha. Adoro este tipo de petisco.
    Beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar