6.07.2018

Rolinhos de canela (mais uns)

Este mês vai ser um mês muito atarefado! Sim, mais ainda do que o que tem sido até aqui... Tenho muito trabalho, outros projetos que envolvem muitas horas ao fogão, viagens e passeios que se juntaram todos num mês só. Mas também vou cozinhar bastante, portanto, prometo tentar publicar algumas coisas que vão sair da minha cozinha... em todo o caso, podem sempre seguir no Instagram o que vou fazendo! 

Para este fim de semana (sim, o fim de semana para mim começa mais cedo, com umas mini-férias) que se avizinha cinzento e fresco, deixo-vos mais uns rolinhos de canela... são sempre uma delícia estes pães doces! A mistura de manteiga, doce e canela é mágica e irresistível, já para não falar no aroma que fica pela casa, capaz de reconfortar a alma! 




Ingredientes 
Para a massa
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 Chávena (120 ml) de leite, morno
1 envelope de fermento seco
3 e 1/2 Chávenas de farinha de trigo sem fermento
1/4 de Chávena de açúcar amarelo
1/4 Chávena de açúcar granulado
1 colher de chá de sal 
1/2 Chávena de iogurte
1 ovo grande

Para o recheio:
3/4 de chávena de açúcar amarelo 
1/4 de chávena de açúcar granulado
2 colheres de chá de canela em pó (usei Margão)
3 colheres de sopa de manteiga

Para a Cobertura:
4 colheres de sopa de açúcar em pó
1 colher de sopa rasa de leite

Confeção
Derreta a manteiga e reserve. Misture o leite aquecido com o fermento e deixe o fermento ativar por 5 min. Numa taça, combine farinha, açúcares e sal.  

Bimby: Coloque no copo a manteiga derretida e a farinha e programe 15 seg/ vel 3. Junte a mistura de fermento e leite, o iogurte e o ovo batido e programe 5 min/vel espiga. 

Tradicional: Misture a farinha com a manteiga. Junte de seguida a mistura de fermento e leite e o iogurte e misture tudo com uma colher de pau ou com as mãos, até começar a formar uma bola. Passe a massa para uma bancada enfarinhada e trabalhe-a por uns 5 min. 

Coloque a massa numa tigela enfarinhada, tape e deixe levedar por 1 hora em um local aquecido (eu pus o forno a 50º enquanto preparei a massa, apaguei e coloquei lá a tigela 1h).

Prepare um tabuleiro com papel vegetal.  
Coloque a massa numa superfície muito bem enfarinhada e abra-a num retângulo de aproximadamente 40x30cm. Barre a manteiga amolecida sobre a massa. Misture os restantes ingredientes do recheio e polvilhe a mistura uniformemente sobre a massa. Começando do lado mais longo,enrole a massa num rolo bem apertado. Com uma faca afiada, corte 12 porções com cerca de 3 cm cada. Disponha os rolinhos com espaço entre eles no tabuleiro e deixe levedar por mais 30 minutos. (repeti o truque do forno a 50º).

Pré-aqueça o forno a 180º. Leve o tabuleiro ao forno por cerca de 20 min. 

Prepare a cobertura, misturando bem o açúcar e o leite. 

Retire e deixe arrefecer antes de salpicar em fio com o creme da cobertura. 


Bom Apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; DificuldademédioVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Canela;N.º de porções: 12Prato: bolinhos, pão doce

Sem comentários:

Enviar um comentário