1.03.2019

6 anos de Blogue e um regresso com um Bolo de noz e amêndoa com frutos vermelhos

Há alturas em que o melhor que podemos fazer é parar. As pausas são precisas em tempos turbulentos e eu andei durante muito tempo a "obrigar-me" a não parar. Precisei de o fazer aqui e noutras áreas da minha vida, para pôr a cabeça e os sentimentos em ordem, para me dedicar ao meu filho e a mim, que andei tantos anos esquecida de mim mesma. 

Se me perguntarem como foi o ano que terminou, tenho de dizer que não foi fácil. Foi um ano de contrastes... vivi momentos muito bons, conheci pessoas que me marcaram, vi lugares maravilhosos e tive dias de felicidade com as "minhas pessoas" de sempre. Quando faço este balanço percebo que alguns desses bons momentos aconteceram por causa do Blogue. 

Não peço nada para o novo ano, mas sei o que preciso! Preciso que 2019 seja um ano de mudança... de chegar a algum lado, de desatar nós. Preciso de ter saúde. Preciso de manter o amor dos meus na minha vida. Preciso de trabalhar no que me motiva e ter reconhecimento quando o faço bem. Preciso de manter o foco no que verdadeiramente importa e não me deixar diminuir por quem e pelas coisas que não controlo e que me acontecem. Porque o que me define não é o que me acontece, é a forma como reajo a isso.
Preciso também de retomar algumas coisas que parei nesta fase de "reset". O Blogue é uma delas.
Quando percebi que faria 6 anos deste espaço sem um apontamento, decidi que iria retomar. Tinha as fotografias do bolo de aniversário do meu filho e, apesar de não estarem excelentes, não quis deixar de partilhar convosco e festejar este dia, retomando a partilha de receitas no Blogue. Retomamos... Talvez não ainda com tanta frequência como noutros tempos, mas com a certeza de que este é um projeto de que me orgulho e que não quero que desapareça. Espero que se mantenham também desse lado... são parte fundamental deste espaço! São, na verdade, o que o alimenta!
Esta receita é de uma querida amiga, que considero mais uma irmã, a minha irmã de alma. E é tão delicioso quanto simples! Como são as melhores coisas da vida. 




Ingredientes
6 ovos
1 pitada de sal
10 colheres sopa de açúcar
20 nozes picadas
20 amêndoas picadas
1 colher sopa farinha
1 colher sobremesa de fermento
1 pacote natas
2 colheres de sopa de açúcar
uns pingos de sumo de limão
Frutos vermelhos a gosto q.b. (usei framboesas e mirtilos)



Confeção
Unte uma forma de 18cm de diâmetro e forre com papel vegetal. Pré-aqueça o forno a 170º. Separe as claras das gemas. Misture os frutos secos picados com a farinha e o fermento. 

Bimby:
Com o copo bem seco e a borboleta, bata as claras em castelo com uma pitada de sal por 5 min/vel 3.5. Retire e reserve. 
Coloque as gemas e o açúcar no copo e programe 3 min/ vel 4. Usando a espátula, adicione alternadamente as claras e a mistura de secos, envolvendo tudo, ficando uma massa meio líquida e fofa.

Tradicional
Bata as claras em castelo e reserve. Bata bem as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Usando uma espátula, adicione alternadamente as claras e a mistura de secos, envolvendo tudo, ficando uma massa meio líquida e fofa.


Deite a massa na forma e leve ao forno cerca de 30 min (faça o teste do palito).

Retire do forno e deixe arrefecer. 
Corte o bolo ao meio, ficando com duas camadas. 
Entretanto, bata as natas com as duas colheres de açúcar e uns pingos de limão. Coloque o chantilly no meio do bolo, com alguns frutos vermelhos. Coloque a outra metade e por cima, enfeitar a gosto com o restante chantilly e frutos vermelhos. 
Reservar de seguida no frigorífico.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldadefácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Framboesas, mirtilos, nozes, amêndoasN.º de porções: 10; Prato: sobremesa, Bolos

1 comentário:

  1. Nada melhor do que regressar por um motivo tão especial!
    O bolo tem um aspecto delicioso e bem simples de fazer.
    Parabéns ao aniversariante. Parabéns à mentora do blogue e venham mais ... Bolos, bolachinhas ou salgadinhos e muitos muitos aniversários!

    ResponderEliminar