4.08.2020

Almôndegas de peru com molho de mostarda e Couve salteada

Mesmo para quem gosta de cozinhar, estar em casa permanentemente causa algum desgaste. São muitas refeições, muitos dias e a tentativa de gerir as compras de forma a não estar a sair para comprar alguma coisa em falta também não facilita. 
Mas tem vantagens... obriga-nos a experimentar coisas novas, com os ingredientes que estão na dispensa e no frigorífico. Estas almôndegas foram um exemplo disso e revelaram-se uma gulodice! O acompanhamento de couve salteada é dos meus acompanhamentos preferidos, mas estranhamente ainda não estava aqui no blogue.

Aceitem esta sugestão, é verdadeiramente deliciosa... 




Ingredientes 
Para as almôndegas:
400g de carne de peru picada
1 ovo
sal e pimenta q.b.
20g de queijo parmesão
1 colher de chá de salsa picada
Farinha q.b.

Para o molho:
1 chávena de leite
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de mostarda antiga
1 colher de sopa de mostarda dijon
1 colher de sopa de molho inglês
Salsa picada para servir

Para a couve salteada:
1 couve coração
1 dente de alho
3 fatias de bacon
1 fio de azeite

Confeção
Numa taça, misture a carne de peru picada, o ovo, o queijo parmesão ralado e a salsa. Tempere com sal e pimenta. Faça bolinhas, com as mãos molhadas e passe-as por farinha. 

Numa frigideira com um fio de azeite, doure as bolinhas. Retire e faça o molho: na gordura da carne, acrescente o amido de milho e deixe 1 minuto, mexendo com a colher de pau. Vá acrescentando leite ao molho, para engrossar. Retifique o tempero de sal e pimenta, adicione as mostardas e o molho inglês. Coloque as almôndegas novamente na frigideira e deixe cozinhar cerca de 3 minutos. 

Para a couve, corte a couve em juliana, pique o alho e corte o bacon em tirinhas finas. Leve uma frigideira larga ao lume com 1 fio de azeite, deite o alho e o bacon e logo de seguida a couve. Vá mexendo em lume médio até a couve estar al dente. 


Bom apetite! 

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeMédioVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal e acompanhamento

2 comentários:

  1. Que bela refeição bem reconfortante.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/04/torta-salgada-de-bacon-e-chourico.html

    ResponderEliminar
  2. Uma refeição simples e deliciosa.

    ResponderEliminar