4.29.2020

Moussaka light

A Moussaka tradicional é um prato com batata e beringela e carne de borrego picada. Difere na forma de preparar: na Turquia faz-se com as batatas e beringelas fritas em cubos. Na Grécia, é quase uma lasanha, com uma camada de batata no fundo. Quis replicar este prato, mas aligeirá-lo. Usei carne de peru picada. Sem a batata para absorver os sucos e com um béchamel mais leve, cria alguma água e não fica tão direitinha. Mas o sabor estava todo lá... e isso é o que importa!



Ingredientes
2 beringelas grandes
500 g de carne de peru picada
1 lata de tomate em pedaços
1 cebola
1 fio de azeite
uma colher de chá de canela
uma colher de sopa de mel
noz-moscada
sal, pimenta

Para o béchamel:
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa rasas de amido de milho
350ml de leite magro
sal, pimenta e noz moscada

Confeção
Corte a beringelas em fatias (com casca), salgue-as generosamente, coloque-as sobre uma peneira e deixe a água sair por cerca de 20 min. 
Entretanto, pique a cebola e refogue com o azeite 1 minuto numa panela. Adicione a carne e deixe dourar. Tempere com sal e pimenta. Adicione então o tomate, a canela, o mel e deixe apurar e reduzir em lume médio por cerca de 25 minutos. 
Enquanto o molho ferve, retire o sal da beringela, doure as fatias numa frigideira com uma gota de azeite e reserve.
Faça o Bechamel: 
Numa panela pequena em lume baixo, deite o azeite, adicione o amido de milho e misture até obter uma massa homogénea. Incorpore o leite devagar, sem parar de mexer, a pouco e pouco. Pode levar uns bons 10 minutos. Junte sal, pimenta e noz-moscada.

Monte a moussaka: coloque um pouco de molho no fundo de uma travessa e cubra com uma camada de beringela. Alterne com uma camada da carne com tomate, depois metade de berinjela, em seguida, a outra metade da carne, em seguida, a outra metade da berinjela. Finalize com o bechamel.

Leve ao forno a 180º e cozinhe por cerca de 40 minutos. 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 75 minutos; Dificuldademédio; VegetarianonãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: beringela, carne picadaPrato: principal

Sem comentários:

Enviar um comentário