4.20.2020

Rolinhos de curgete com ricota e atum

É um fenómeno que, para quem gosta de comer, vai ser facilmente entendido: começas uma dieta e só te apetece comida "engordante"... Neste caso, apetecia-me canelones. E esta receita, leve e sem hidratos rápidos, serviu na perfeição o seu propósito! Uns "canelones" feitos com fatias de curgete grelhada, cremosos, graças à ricota e com um molho delicioso de tomate. 



Ingredientes
Para o molho:
1 lata de tomate pelado 400ml
2 colheres de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de chá de sal
Pimenta qb
1 colher de sobremesa de oregãos secos
1/2 chávena de vinho branco

Para os rolinhos:
2 curgetes médias
2 latas de atum
1 embalagem 250g de queijo ricotta
sal e pimenta q.b.
1 fio de azeite
queijo ralado para gratinar

Confeção
Comece por fazer o molho: num tacho com o azeite, deite a cebola e os alhos picados. Deixe amolecer os legumes e adicione o tomate pelado, bem como o vinho e os temperos. Deixe ferver em lume baixo, por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Triture tudo com a varinha mágica.

Corte as curgetes ao meio no sentido longitudinal. Corte depois fatias finas de 3 metades. Reserve a parte menos larga das metades, que já não dá para fatiar. Com estas sobras e a 4ª metade, pique em quadradinhos pequenos. 

Leve uma frigideira ao lume e grelhe todas as fatias de curgete, apenas para as tornar maleáveis. Reserve. 
Coloque na frigideira 1 fio de azeite e junte o picadinho de curgete. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. 

Numa taça, misture o atum escorrido, o queijo ricotta e a curgete salteada. 

Coloque um pouco de molho de tomate no fundo de uma assadeira. Faça rolinhos com as fatias de curgete, recheadas com o preparado de ricota e atum e vá dispondo na travessa. Cubra com molho de tomate e salpique com um pouco de queijo mozarella. 

Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 minutos. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldademédio; VegetarianonãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: curgetePrato: principal

Sem comentários:

Enviar um comentário