Receita da Clara de Sousa, adaptada porque não tenho robot de cozinha, publicada aqui
Aconselho vivamente! A massa é fofíssima, delicioso...
Ingredientes
casca de 1 laranja
casca de 1 limão
130ml de leite
70g de manteiga ou margarina
3 gemas + 1 gema para pincelar
10g fermento de padeiro seco (usei 2 saquetas da Vahiné)
25ml de sumo de laranja
40ml de vinho do Porto
420g de farinha
1 pitada de sal
100g de pinhões
100g de amêndoa sem pele
100g de noz
Confeção
Comece por levar derreter a margarina com o leite no micro-ondas numa taça grande. Misture o açúcar e as rapas dos citrinos e mexa com a varinha. Sempre com a varinha a mexer junte as gemas, o fermento, o sumo de laranja, o vinho do Porto e misture por mais alguns segundos.
Logo a seguir, junte a farinha a pouco e pouco e finalmente a pitada de sal. (A metade da farinha adicionada, passei a usar uma colher de pau e, depois, a mão, mesmo!). Verifique se a massa não cola às paredes da taça; se sim, junte um pouco mais de farinha até que ela descole. Retire da taça e bata a massa durante uns bons 10m!
Faça uma bola, coloque novamente na taça, tape com película aderente e deixe a massa levedar para o dobro.
Logo que isto aconteça, volte a batê-la durante 5 minuto. No final, junte os frutos secos cortados em pequenos pedaços - Reserve alguns inteiros para decoração.
Dê-lhe uma forma de rosca com uma boa abertura no meio - com a levedura e cozedura ela vai fechar bastante. Eu coloquei um copo no centro enquanto levedou para nãofechar.
Coloque-a sobre um tapete de silicone ou sobre papel vegetal untado, pincele com a gema de ovo, decore com mais frutos secos e faça montinhos de açúcar a gosto.
Deixe que a massa dobre mais uma vez de volume - aqui eu aqueci um pouco o forno, depois desliguei e deixei a massa lá dentro até crescer para o dobro.
Coza a 180º durante 20 minutos.
Retire o bolo e ainda em quente pincele-o com geleia de marmelo, ou mel, para dar brilho.
Sem comentários:
Enviar um comentário