2.08.2015

Bolo húmido de laranja

Eu até posso tentar não fazer um bolo ao domingo... mas a verdade é que o pessoal cá de casa habituou-se a ter um bolinho ao lanche e apesar de não reclamar, vejo assim um género de desilusão quando eu digo que não vou fazer bolo! Pronto, sai um bolo bem simples e rápido, para o lanche!

Receita adaptada do livro de receitas base da bimby



Ingredientes
1 laranja inteira + sumo de 2 laranjas
100g de iogurte
250g de açúcar
6 ovos pequenos (se usar grandes, são 4)
300g de farinha
2 colheres de chá de fermento
manteiga e farinha para untar a forma

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de fundo amovível.
 
Bimby: Coloque no copo da Bimby a laranja inteira com o sumo de uma laranja e programe 15 seg./vel. 9. Junte o açúcar, o iogurte e os ovos e programe 2 min/temp. 37º/vel. 4. Adicione a farinha e o fermento e programe 15 seg/vel. 3.

Tradicional: no liquidificador, coloque a laranja inteira com o sumo de 1 laranja e bata até estar tudo liquidificado. Coloque numa taça, junte o açúcar, o iogurte e os ovos e bata com a batedeira durante uns minutos. Adicione a farinha e o fermento e volte a bater até envolver tudo. 

Deite a massa na forma e leve ao forno por 30 min. Quando retirar, esprema o sumo da 2.ª laranja sobre o bolo e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar em pó.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 35 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: laranja; N.º de porções: 10; Prato: Bolo
 


 

8 comentários:

  1. Olá Maria João!
    Adoro bolos de laranja e este parece ter ficado com textura perfeita! Se é húmido, eu gosto. Uma fatia para mim, sefaz favor... :)
    um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Gosto mesmo muito deste tipo de bolo, tão bom!

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo, um apetite!
    Eu também adoro um bolinho para o lanche, entendo bem o teu pessoal ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficam habituados a coisas boas depois querem sempre! Ficou lingo o bolo, adorei a cor do interior :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  5. O meu bolo preferido de sempre! Tenho uma receita que costumo fazer mas vou experimentar a tua :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. O nosso mal é mimá-los! O meu viking tb me pergunta se nao ha sobremesa :) Muito simples e bonito este teu bolinho! E acreditas que nao tenho uma bimby? deveria comprar?
    boa semana!!

    ResponderEliminar
  7. Que bolinho maravilhoso!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar