11.11.2015

Empadas (rápidas) de frango, cogumelos e espinafres

Rápido. Se fosse escolher uma palavra dominante aqui no Blog ultimamente não seria um ingrediente ou uma receita, mas sim esta: rápido. Como estas empadas, rápidas, de aproveitamento de sobras de um outro jantar ainda mais rápido de frango assado! Para dias em que o filho pede comida que se faz devagar, mas não há tempo...


Ingredientes
12 discos de massa fina Buitoni
1 cebola pequena
1 dente de alho
1/2 chávena de espinafres congelados, descongelados e escorridos
1 chávena de cogumelos em pedaços pequenos
1 fio de azeite
1 chávena de vinho branco
1 colher de sopa de farinha maisena
cerca de 300g de frango cozinhado e desfiado
sal
pimenta

Confeção
Bimby: No copo, coloque a cebola e o alho. Pique 5 seg / vel 5. Adicione o azeite e refogue 5min / varoma / vel 1. Junte o frango, o vinho, os espinafres e os cogumelos e tempere de sal e pimenta. Programe 5 min / 100ºC / vel colher inversa. Adicione a farinha maisena diluída num pouco de água morna e programe mais 5 min. Retifique os temperos e deixe arrefecer.
Tradicional:
Num tacho com azeite, refogue a cebola picada com o alho esmagado. Junte o frango, o vinho, os espinafres e os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume médio por uns minutos. Adicione a farinha maisena diluída num pouco de água morna e deixe engrossar. Deixe arrefecer.

 
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte 6 formas de queque com azeite e forre-as com os discos de massa fina. Encha com o recheio e tape cada uma delas com os 6 discos de massa restantes, pressionando à volta com os dedos, de forma a que os discos de massa colem um no outro. Se achar necessário, corte o excesso de massa à volta, deixando cerca de 1cm de massa em excesso. Dobre a massa para dentro, pincele com ovo batido e leve ao forno por cerca de 25 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 35 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 6; Prato: prato principal, entrada

16 comentários:

  1. Rápidas e deliciosas!
    Que excelente aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. Ontem também fiz frango com espinafres mas não foi em empadas, mas podia muito bem ter sido que essas têm um aspeto fantástico! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que empadas tão perfeitinhas!
    O interior cremoso está de babar :)
    Beijinhos
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
  4. Estão absolutamente maravilhosas e tentadoras Mª João e olha que não parecem nada comida rápida, pois estão com um aspecto super profissional. Já comprava 2 ou 3, lol!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. eita para tudoooooooooooooooooooo.. gostooo disto.. vou levar a receita cmg.. grande beijo
    www.home.sweet.home.pt

    ResponderEliminar
  6. Aiii senhores! Que maravilha!
    Adorei. As fotos estão qualquer coisa de apetitosas!
    Beijinhos
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  7. Aqui está algo que eu adoro, empadas :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  8. Nada como umas empadinhas hiper rápidas de fazer :-)
    São mesmo a minha carinha... e o pratinho! LINDO <3

    Beijinhos querida e... vamos a um meet, please!
    C

    ResponderEliminar
  9. Onde compra os discos de massa fina? Não consigo encontrar e queria muito experimentar esta receita! Posso substituir por outro tipo de massa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite.
      Em quase todos os supermercados há. Nas massas congeladas, são da Buitoni, são uns pacotinhos verdes com o nome "massa fina para doces e salgados". Há 2 tamanhos, eu costumo comprar os maiorzinhos.
      Espero que encontre! ;)

      Eliminar
    2. Mas claro que pose substituir por massa de empada caseira ou mesmo folhada (embora eu não seja fã de empadas com massa folhada, mas é uma questão de gosto pessoal).
      Abraço

      Eliminar
  10. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Adriana, eu penso que já não há à venda... há no SuperCOR uma massa de empanadas muito semelhante, mas a Buitonni deixou de ter esta, que era tão boa :(
    Mas pode substituir por massa de empada caseira ou mesmo folhada.
    Abraço

    ResponderEliminar