1.15.2016

Bica de Laza - Bolo de Claras e natas

Uma série de claras congeladas, resultado dos vários doces natalícios, foram o mote para o bolinho desta semana... um bolo que encontrei no fantástico Blog do Rui, o Faz e Come, perfeito para acompanhar um chá. É um bolinho doce, super leve, que se desfaz na boca a cada dentada e com uma "capinha" crocante deliciosa. Fica a sugestão para este fim de semana!



Ingredientes
9 claras de ovo
350g de açúcar
250g de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento
200 ml de natas


Para a cobertura:
4 colheres de sopa de açúcar 
1 colher de sopa de canela Margão 

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Prepare um tabuleiro de cerca de 25 por 35 cm com papel vegetal. Misture o açúcar da cobertura e a canela e reserve. Misture a farinha com o fermento e peneire. 

Bata as claras e, quando começarem a ficar firmes, adicione o açúcar, sem parar de bater, até obter um merengue brilhante e firme. Adicione metade da farinha, envolvendo cuidadosamente. Bata as natas por uns minutos, apenas para que fiquem cremosas e adicione-as à massa de claras, envolvendo com movimentos suaves. Adicione então a farinha restante e envolva com um fouet, com cuidado, para não bater demasiado e retirar o ar à massa. 

Deite no tabuleiro, alise a superfície e e polvilhe com a mistura do açúcar e canela. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldadefácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Claras, NatasN.º de porções: 18Prato: bolo

10 comentários:

  1. Adoro bolos de claras, ficam super fofos.
    bjinho

    ResponderEliminar
  2. Também tenho umas quantasnpara gastar! Só ainda não sei se vai ser num bolo maravilhoso como este ou se vai ser noutra coisa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olha que ideia deliciosa para aproveitar as claras que tenho no frigorífico à espera da sua vez! E não são tão poucas quanto isso. Vou fazer este bolinho e é já no fim de semana. Aparenta ter uma textura super fofa. Obrigado pela maravilhosa sugestão. :)
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. que boa sugestão! A cor do bolo lembra-me o bolo prata, tão branquinho! Tem um ar super fofo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolos com claras e este parece-me bem delicioso
    BOm fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Deve ficar bem fofo e saboroso :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  7. Aspecto delicioso!! E com uma caneca de chá na mão!!
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Também tenho algumas claras no congelador mas desta vez vão para uma receitinha salgada. Já os bolos de claras são sempre uma delícia, muito leves e fofos :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  9. Olá Joãozinha!
    Maravilha de bolinho, tivesse eu natas em casa que logo já o fazia.
    Nota-se mesmo o quanto é fofo e com capinha crocante, só preciso de um pedacinho aqui.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Uma óptima sugestão para gastar as claras que estão neste momento a ocupar parte do meu congelador! Parece muito bom :)

    ResponderEliminar