Sexta feira é sinónimo de sugestão para um bolinho por aqui! Esta semana trago-vos uma receita do livro da Bimby "de Évora a Santarém" que foi uma agradável surpresa! Um bolo muito fofo, feito com uma calda doce que o deixa húmido e muito guloso. E com ingredientes bem simples que terão certamente em casa. Sem desculpas, portanto, para não fazer as delícias dos lanchinhos deste fim de semana que se adivinha frio!
Ingredientes
5 ovos
300g de açucar
20g de vinagre
220g de farinha t55
1 colher de chá de fermento
açúcar em pó q.b. para polvilhar
manteiga e farinha q.b. para untar a forma
Calda:
150g de leite
150g de açúcar
30g de manteiga
Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bimby:
Coloque no copo os ovos e o açúcar e bata 3 min/vel 4. Adicione o vinagre e misture 5 seg/vel 4. Adicione a farinha e o fermento e envolva 10 seg/vel 3. Coloque a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 35 minutos.
Para a calda, coloque no copo limpo todos os ingredientes e programe 5 min/90º/vel 4.
Tradicional:
Na batedeira, bata os ovos e o açúcar durante cerca de 4 min, até a mistura estar fofa e esbranquiçada. Adicione o vinagre e
misture. Adicione então a farinha e o fermento e envolva bem, com a batedeira em velocidade baixa. Coloque a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 35 minutos.
Para a calda, leve ao lume num tachinho todos os ingredientes e deixe ferver em lume médio-baixo durante cerca de 5 min, mexendo continuamente.
Retire o bolo do forno e, antes de desenformar, regue com a calda e deixe embeber bem. Desenforme depois de frio e polvilhe com açúcar em pó.
Bom apetite!
Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: vinagre; N.º de porções: 15; Prato: bolo
Tem um belissimo aspeto! Beijinhos
ResponderEliminarJá estive para fazer esse bolo mas nunca o fiz. Deixou-me ainda com mais vontade de o fazer. Parece ser tão bom.
ResponderEliminarBjinhos!!
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
Adoro esse bolinho!
ResponderEliminarQue aspeto fabuloso.
O aspecto é mesmo fofo e convidativo Ma João e fico curiosa, pois já é o segundo bolo de vinagre que vejo esta semana.
ResponderEliminarUm beijinho é bom fim de semana,
Lia
Lá ter bom aspecto tem! Bom fim de semana :)
ResponderEliminarEstá com um aspecto bem fofo, não dispenso uma fatia :)
ResponderEliminarGulosoqb
E como eu gosto dos teus bolinhos!
ResponderEliminarAdoro bolo de vinagre e nunca fiz com essa calda, deve ficar tão bom e fofo.
com este frio é mesmo o que me apetece :)
Um beijinho.
Joao, tb estou curiosa, o sabor do vinagre faz alguma diferença?
ResponderEliminarbeijinhos, boa semana :)
Olha, Ana, faz sim! É estranho (alguma reação química, com certeza), mas o bolo fica com uma textura mais fofa e areada do que o pão de ló simples.
EliminarAndei a pesquisar e vi esta explicação, não sei se é verdade: Ao juntar-se o vinagre com o fermento ocorre a produção de dióxido de carbono, gasoso, o que origina uma efervescência característica. Por isso, a massa fica mais fofa. Será? :P