2.22.2016

Bagels

Começamos a semana com uma receita deliciosa. Estes Bagels dão algum trabalho, é verdade... mas o resultado é muito compensador! Este pães têm uma textura única. Ficam muito macios, mas densos, ligeiramente adocicados, são perfeitos para um lanche ou pequeno almoço.

Adaptado daqui

Ingredientes
450g farinha de trigo tipo 55
3 colher de chá de sal 
by Necton
1 saqueta de fermento seco de pão (usei Vahiné)
1 colher de sopa de mel
250 ml água
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Sementes a gosto para decorar

Confeção
Bimby:
Comece por juntar no copo a farinha, o sal, o fermento, o mel e a água e amasse 3 min/vel. espiga, até formar uma bola. Se necessário adicione um pouco mais de água. Deixe a massa em repouso cerca de 5 mnt. A seguir a este tempo de repouso, volte a amassar cerca de 2-3 min/vel. espiga. 

Tradicional:
Numa taça, junte todos os ingredientes e amasse bem, até formar uma bola. Se necessário adicione um pouco mais de água. Deixe a massa em repouso cerca de 5 mnt. A seguir a este tempo de repouso, deite a massa numa superfície limpa e amasse cerca de 3 min.  

Coloque a massa num recipiente untado com óleo, cubra com película aderente e deixe levedar por cerca de 40 min em local aquecido (eu aqueci o forno a 60º, desliguei e coloquei a massa lá dentro).

Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.

Divida a massa em 6-8 partes iguais. Forme um rolo com cada uma das bolas de massa, com cerca de 20-25cm. Coloque uma ponta da massa entre o polegar e o indicador e enrole a restante à volta da mão até que as extremidades se encontrem. Pressione com os dedos as pontas de forma a colarem e selarem. Tente igualar a largura da argola o melhor que puder e de forma a obter um buraco no centro com cerca de 5cm. Coloque os bagels no tabuleiro, pincele ligeiramente com óleo e deixe novamente levedar no forno por mais 45 min. 

Encha uma panela larga com 3/4 de água e deixe que levante fervura. Nessa altura, junte o bicarbonato de sódio, reduza o lume e deixe ferver um pouco com a tampa.

Pré-aqueça o forno a 250ºC.
Coloque os bagels na panela de água a ferver e deixe cozinhar 1 min de cada lado. Repita o processo com todos os bagels. Retire com uma escumadeira e coloque no tabuleiro. Polvilhe generosamente cada bagel com semente (usei sementes de chia).

Coloque o tabuleiro no forno pré-aquecido e reduza a temperatura para 200ºC. Deixe cozer cerca de 15 a 20 min ou até estarem dourados. 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha; N.º de porções: 8; Prato: pão

6 comentários:

  1. Eu adoro bagels! Comi tantas nos estados unidos! Ainda nunca me aventurei a fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. que aspeto, ficaram mesmo bonitos, deviam estar divinos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Que delicioso aspecto. Ficaram lindos e bastante apetecíveis. Obrigada!!
    Beijinhos Maria João.

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que lindas ficaram Mª João!!
    Acreditas que quero fazer bagels há séculos, mas essa parte de as mergulhar em água antes de irem ao forno sempre me assustou e por isso nunca as fiz, pois tenho receio que se desintegrem na água, lol!!
    Ficaram lindas as tuas. Parabéns!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi bagels, tenho de experimentar fazer!

    http://www.petisconamesa.com/

    ResponderEliminar


  6. Very interesting info !Perfect just what I was looking for!

    ResponderEliminar