3.16.2016

Pastéis integrais de camarão e abóbora

Cá em casa gostámos tanto desta empada de camarão e abóbora com leite de coco que não tardou muito tempo a pedirem que a repetisse. Como eu gosto pouco de repetir exatamente a mesma receita, saíram estes pastéis com os mesmos sabores, mas com massa integral.


 

Ingredientes
Para a massa:
1/4 chávena de água e vinho branco (em proporções iguais)
1 colher de sopa azeite
1 colher de café de sal by Necton  

50g de margarina 
1 ovo 
300g farinha de trigo integral
1 gema para pincelar

Para o recheio:
1 cebola pequena
1 colher de sopa de molho de tomate
1 dente de alho
1 fio de azeite
1/2 chávena de abóbora em pedaços pequenos
200g camarão, com casca
250 ml de leite de coco
Sal by Necton q.b.
Pimenta Margão q.b.
1 pitada de noz moscada Margão
colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de amido de milho

Confeção
Bimby:
Coloque os líquidos no copo, o sal, a margarina e programe 2 min/37ºC/vel 1. Junte o ovo, a farinha e programe 2 min/vel espiga até que a massa fique homogénea (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Retire e deixe descansar enquanto faz o recheio.

No copo, coloque a cebola e o dente de alho. Pique 5 seg / vel 5. Adicione o azeite, o molho de tomate e a abóbora, tempere com uma pitada de sal e refogue 5 min / varoma / vel colher inversa. Retire e reserve.

Coloque o leite de coco, sal, pimenta e os camarões no copo e programe 6 min/varoma/ vel colher inversa. Retire os camarões, descasque-os, devolva as cascas e cabeças ao copo e programe 1 min/varoma/vel 5. Coe as cascas com o cesto. Coloque o leite coado, a margarina e o amido de milho no copo e programe 6 min/90ºC/vel 4. Junte os camarões cortados em pedaços e a abóbora, retifique os temperos de sal e pimenta, junte a noz moscada e programe mais 2 min/ 90ºC/vel colher inversa. Deixe arrefecer.

Tradicional:
Coloque a farinha com o sal, abra um buraco e deite os liquidos: o ovo, a água com o vinho, o azeite e a margarina derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.

Num tacho com azeite, refogue a cebola e o alho picados Junte a abóbora e o molho de tomate, tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar mais uns minutos. Reserve. 



Coza o camarão no leite de coco com sal e pimenta. Retire assim que o camarão ficar rosado, descasque e volte a colocar as cabeças no leite. Passe as cabeças com a trituradora. Passe o leite por um passador e reserve.

Num tachinho, derreta a margarina e junte o amido de milho, deixando cozinhar um pouco. Junte o leite de coco a pouco e pouco, mexendo com uma vara de arames até terminar o leite. Junte os camarões cortados em pedaços e a abóbora, retifique os temperos de sal e pimenta, junte a noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco, para incorporar os sabores. Deixe arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 180º. 
Estique a massa em pedaços com o rolo da massa e corte quadrados de cerca de 10cm. Coloque uma colherada de recheio no centro e junte as pontas opostas do quadrado, unindo também os lados. Pressione bem as laterais com os dedos, para o recheio não sair. 
Pincele com a gema batida e leve ao forno por cerca de 20min ou até a massa estar cozinhada e dourada.

Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Camarão, abóbora, leite de coco; N.º de porções: 16; Prato: prato principal, entradas

5 comentários:

  1. Combinação interessante, tenho de experimentar!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. que pasteis com ótimo aspeto e esse interior excelente.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito desse recheio, tenho que experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Pois cá eu sou como tu Mª João. Detesto repetir receitas e farto-me de ouvir reclamações cá em casa que só invento e não repito o que eles pedem, lol!!
    Lindas estas tuas empadas/pasteis e perfeitas e deliciosas de certeza!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar