5.23.2016

Barrinhas energéticas

O melhor que este Blogue me trouxe foi, sem dúvida, as amizades! Não é difícil criar ligações com pessoas que partilham interesses comuns, mas eu tive a sorte de encontrar quase irmãos, daqueles com quem facilmente partilhamos confidências e para quem queremos o melhor. Quem me deu o livro da receita que trago hoje foi um desses casos "graves" de amizade! Acho que temos tanto em comum na forma de ver a vida, as pessoas e a própria amizade, que às vezes basta um olhar para sabermos o que o outro está a pensar... Este fim de semana o meu grande amigo Célio, autor do Sweet Gula (na minha opinião um dos melhores Blogues de receitas portugueses) fez anos e eu fiquei com vontade de deixar também aqui registado um bocadinho do que lhe desejo: Muita felicidade nos teus dias, muita sorte no teu caminho, todo o sucesso que desejas com o companheirismo e amor da mulher da tua vida... Que a vida te sorria sempre!


Adaptado de Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável de Gabriela Oliveira

Ingredientes
meia chávena de amêndoas ou avelãs com pele (usei amêndoas)
2 colheres sopa de cacau
14 tâmaras
1/2 chávena de flocos de aveia 
1/2 chávena de coco ralado
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa óleo de coco*

* acrescentei à receita. Como usei cacau em pó, achei que precisava para ligar. A receita pode ser feita com 50g de chcocolate preto em vez do cacau e, nesse caso, não vai ser preciso o óleo de coco.

Confeção
Bimby: Coloque no copo as amêndoas ou avelãs e programe 15 seg./vel 8. Junte o cacau e as tâmaras e programe 2 min/vel 7. 
Adicione a aveia, o coco, o óleo de coco e a canela e programe mais 2 min/vel 7.
Tradicional: Triture as amêndoas ou as avelãs num robot de cozinha por alguns segundos até obter um pó granuloso. Junte o cacau e as tâmaras e triture mais um pouco. Adicione a aveia, o coco, o óleo de coco e a canela e triture durante mais alguns segundos até obter uma textura granulosa e húmida.
Forre o fundo de um prato rectangular com película aderente.Deite a mistura, cubra com mais película e prense com a palma da mão. Leve ao congelador por 15 min. Passado este tempo, retire e corte as barrinhas do tamanho que desejar.
Consuma dentro de 5 dias.
 
Bom Apetite!


Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Aveia, tâmaras, amêndoas

5 comentários:

  1. é tão bonito quando vemos amizades florescer assim! também guardo algumas pessoas junto ao coração da minha "experiência como blogger" e é realmente muito recompensador quando do outro lado encontramos alguém com quem nos identificamos e que ascende à categoria de amigo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Mª João,
    A blogosfera, a mim, já me trouxe amizades lindas (que eu até consegui estragar por falta de confiança no meu instinto, ou influências exteriores...) e grandes decepções, cujo preço a pagar, acredito está a ser e será grande demais, mas, na blogosfera, como na vida, já aprendi a lição e, sobretudo, aprendi a não abrir a guarda tão facilmente e a não confiar nas aparências e nas falsas imagens que se passam virtualmente.
    Fico feliz que tenhas encontrado amizades tão lindas e verdadeiras como a do Célio que, embora ainda não tenha tido o prazer de conhecer pessoalmente, diz-me o instinto que será uma das melhores e mais puras pessoas que conheço virtualmente.
    Amei estas tuas barrinhas e fiquei mesmo a salivar com o seu aspecto
    Um beijinho grande e vivam os amigos verdadeiros e de confiança,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Amiga, nem sei o que dizer após ler as tuas palavras... para além de que me tocaste no coração! É cada vez mais raro encontrar pessoas como tu, com uma energia positiva contagiante, com um sorriso fácil e um companheirismo inigualável. Para além de que és uma cozinheira de mão cheia e temos em comum o mesmo gosto pela cozinha. És daquelas pessoas de quem se gosta facilmente, e tal como a Lia diz, também aprendi com a experiência a não abrir guarda e a não confiar em aparências, mas contigo eu tive a certeza da pessoa genuína e honesta que és e daí te considerar uma amiga de verdade em quem se pode confiar. Só tenho que te agradecer por teres aparecido na minha vida e espero que esta amizade perdure por muito tempo.
    Aah, e obrigado pela surpresa no meu aniversário, foi tão, mas tão bom! OBRIGADO! ♥
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  4. sem duvida e também eu ganhei fantásticas amizades neste universo que é a internet, e vocês os dois são dois exemplos disso. Dois amigos que eu adoro. Obrigada por fazerem parte da minha vida ♥♥♥♥♥♥

    ResponderEliminar
  5. Levei a receita :) Adoro tâmaras e dá tanto jeito ter barrinhas destas em casa!!!

    ResponderEliminar