6.24.2016

Bolo de Ricotta e limão com glaze de limão e alfazema

Apesar do calor, cá em casa não resistimos a um bolinho para o fim de semana... e este é mesmo irresistível! Com base no clássico italiano Bolo de ricotta com baunilha, fiz uma adaptação com sabores cítricos e o perfume da alfazema e ficámos rendidos... a Ricotta da Galbani dá a este bolo uma textura maravilhosa, fica super fofo, derrete-se na boca. O Glaze de limão e alfazema  completa-o de forma perfeita. Um bolo a repetir muitas vezes!



Ingredientes
Para o bolo:
1 e 1/2 chávena de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
3/4
de chávena de manteiga sem sal, amolecida
1 embalagem de queijo Ricotta Galbani
1 e 1/2
chávena de açúcar granulado
3 ovos grandes

raspa e sumo de 2 limões

Para o glaze:
1 chávena de açúcar em pó
Sumo de limão q.b.
1 colher de sopa de folhas de alfazema



Confeção
Pré-aqueça o forno a 170º. 
Prepare uma forma de bolo inglês com papel vegetal e unte com manteiga.Numa taça, peneire a farinha e o fermento. Junte o sal e a raspa dos limões, misture e reserve. 

Bimby:
Com a borboleta, junte no copo o açúcar, o queijo Ricotta Galbani e a manteiga amolecida e bata 3 min/vel 3 e meio. Programe mais 2 min e junte os ovos, um de cada vez e o sumo dos limões, pelo bucal. Junte a mistura de farinha e programe 30 seg/vel 4.

Tradicional:
Na batedeira, deite a manteiga, o queijo Ricotta Galbani e o açúcar e bata em velocidade média até ter um creme liso, cerca de 2 min. Junte os ovos em um de cada vez, incorporando bem após cada adição. Junte o sumo dos limões e a farinha e bata apenas para msiturar.

Deite a massa na forma preparada, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno por 40 min (faça o teste do palito). 

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer dentro da forma antes de desenformar. Não desenforme quente, porque o bolo é muito fofo e pode partir. 

Para fazer o glaze, deite o açúcar numa taça e vá adicionando sumo de limão até obter a consistência desejada. Junte as folhas de alfazema e misture. 

Deite o glaze por cima do bolo e enfeite com hastes de alfazema.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Queijo Ricotta; N.º de porções: 10; Prato: bolo

4 comentários:

  1. Adoro bolos com queijo, este além de lindo deve ser uma delicia
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Hummm esse bolo ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/almondegas-putanesca.html

    ResponderEliminar
  3. Sou fan de alfazema e limao, e é verdade que com esta receita, mesmo com tanto calor, vale a pena ligar o forno! Ficou lindo o bolo e as fotos. Um bom fim de semana para ti ;)

    ResponderEliminar
  4. Este é mesmo o meu tipo de bolo preferido Mª João e com limão e ricotta, é mesmo dos Deuses!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar