6.22.2016

Filetes de pescada picatta

Estes dias que antecedem as férias cá de casa estão muito complicados... ando na esperança de que as coisas acalmem no pós-férias e consiga finalmente dedicar-me a um projeto que tem vindo a ser constantemente adiado! Até lá e enquanto o ritmo de trabalho continuar assim, alucinante, as refeições por aqui são também assim... bem rápidas de preparar! Como estes filetes de pescada picatta.



Ingredientes

4 filetes grandes de pescada
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
 
1 dente de alho  
1 colher de chá de pimentão doce fumado Margão
1/2 chávena de farinha  
1 fio de azeite  
2 colheres de sopa de manteiga  
sumo de 1 limão
1 limão cortado em fatias  
1/2 chávena de vinho branco
2 colheres de sopa de alcaparras


Confeção
Tempere os filetes com sal e pimenta.Pique finamente o dente de alho e misture com o pimentão e a farinha. Passe os filetes por esta mistura. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite os filetes cerca de 3 minutos de cada lado, na frigideira. Retire e reserve.  
Limpe a frigideira de resíduos de farinha e leve novamente ao lume com a manteiga. Quando esta derreter, junte o sumo de limão e o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe reduzir (cerca de 2 minutos). Coloque os filetes novamente na frigideira, junte as alcaparras e o limão em fatias e deixe mais 1 min. Apague o lume e sirva de imediato.

Bom apetite!
Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Pescada; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

4 comentários:

  1. Que cores lindas!!
    Deve ser uma delícia.
    Bjs
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Minha doce Mª João,
    Se, sem tempo, se come assim na tua casa, imagino os banquetes que farias se tivesses mais tempo...
    Amei, pois claro!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Amiga, adoro o aspecto dos teus filetes! Apenas lhes retirava as alcaparras, que por aqui não são muito apreciadas. Mas depois os filetes deixavam de ser picatta, né?! Bom, ainda assim, eu era capaz de experimentar e refeições destas agradam-me sempre. :)
    E tás quase de férias não é?! O tempo passa a correr.
    Um beijinho

    ResponderEliminar