10.17.2016

Empada de pato e legumes

Por aqui, continuo a aproveitar as refeições de fim de semana para fazer algumas para congelar e o rapaz ter almoços à mão durante a semana. Desta vez, umas deliciosas empadas de pato. Fiz em formas individuais grandinhas e levei ao forno apenas uma, já que euzinha continuo de dieta e o marido não almoçou. Congelei duas antes de irem ao forno. Podem fazer esta quantidade numa empada grande que dará para 3-4 pessoas.
 


Ingredientes
Para a massa: 50g de água
60g de azeite
50g de vinho branco
80g de banha
1 colher de chá de sal
1 ovo
450g de farinha

Para o recheio: 500g de pato cozinhado e desfiado*
sal q.b.
1 pitada de pimenta preta Margão
1 chávena de curgete, ralada
1 chávena de cenoura, ralada
1 cebola, picada
3 fatias de bacon
1 chávena de cogumelos laminados
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 chávena de caldo de carne (usei a água de cozer o pato)

* Já tenho mencionado noutras receitas como preparo o pato: levo a cozer sem pele, com 1 cebola, louro e uma cenoura, durante 1 h. depois desfio o pato e congelo em caixas de 500g cada. Coo a água para caixinhas que congelo também.

Confeção
Bimby: Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve. 

Tradicional: Coloque a farinha com o sal numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha).

Deixe a massa descansar enquanto faz o recheio:
Num tacho com o azeite, refogue a cebola até esta estar translúcida. Junte o bacon em pedaços e a cenoura, a curgete e os cogumelos e salteie até estarem amolecidos. Junte o pato, tempere com sal e pimenta e cozinhe mais uns minutos, para envolver os sabores. Dilua o amido de milho no caldo de carne e junte ao tacho mexendo bem até engrossar.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte 3 formas individuais com azeite. Divida a massa em 6 pedaços, 3 maiores que os outros 3 e abra cada pedaço em círculo. Com a parte maior, forre a forma - fundo e laterais. Deite o recheio e cubra com a outra rodela de massa, unindo bem os dois círculos de massa. Dê um corte no centro em cruz, para permitir a saída de vapor.

Leve ao forno por cerca de 20 min. 

Sirva com uma salada verde. 


Bom apetite! 

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pato; N.º de porções: 3; Prato: prato principal 

8 comentários:

  1. essa empada ficou com muito bom aspeto, a massa parece bem saborosa e o interior cheio de sabor.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Já vou guardar esta receita, para replicar numa versão de frango!! Ficou uma maravilha! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou mesmo com aquele aspecto que adoro. Super cremosa por dentro. Nunca fiz pato em casa, fiquei com vontade de experimentar! A receita vai comigo :D

    ResponderEliminar
  4. Ficou deliciosa!
    Adoro empadas! Pena não serem amigas das dietas eheh!
    A massa parece bem estaladiça e o recheio óptimo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Excelente aspecto Maria João!
    Essa crosta ligeiramente dourada hum...linda!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  6. Descobri o seu blog quando andava à procura de inspiração para o jantar (e almoço, uma vez que preparo, todos os dias, 4 marmitas). Estas empadas saíram ontem mas com sobras de perú assado na véspera. São deliciosas!!!
    Um dia destes serão feitas com camarão e delícias. Parabéns pelo blog, tem recitas ótimas.
    Ana Miranda

    ResponderEliminar
  7. Encontrei o blog ao procurar uma empada de pato. Das que li esta parece-me a melhor. Vou fazê-la no Natal. Agradecida Ana Cristina

    ResponderEliminar