12.19.2016

Tartes de pescada e Chouriço

Por aqui estou finalmente de férias! Apesar de estar a ser uma época de Natal bem atípica por estes lados, tenho-me esforçado por manter alguma normalidade e as prendas de Natal estão compradas, a casa enfeitada e os cabazes... bom, esses ainda estão por acabar. Por isso, os próximos dias serão doces e com receitas de presentes comestíveis! 
Enquanto isso, porque nesta azáfama de preparar o Natal precisamos de algumas ajudas, deixo-vos estas deliciosas tartes de pescada. As quantidades dão para 1 tarte grande (em forma de 20 cm) ou 3 individuais (estas formas têm 8cm de diâmetro). 




Ingredientes  
Para a massa:
200g de farinha sem fermento
1 colher de chá de sal
45g de água fria
90g de manteiga fria cortada em cubos

Para o recheio:
1 dente de alho
150g de cebola
400g de lombos de pescada (usei da Iglo)
50g de espinafres
sal e pimenta q.b.
1 fio de azeite
80g de chouriço
30g de farinha
400g de leite
 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bimby
Coloque no copo a farinha e a manteiga e programe 15 seg/vel 6. Junte a água, e programe 45 seg/vel espiga.
Abra a massa em círculos e forre as tarteiras. Leve ao forno cerca de 5 min.
 
Para o recheio deite no copo a cebola, o dente de alho, o chouriço e o azeite e pique 5seg/vel 6. Programe 5 min/100º/vel 2. Junte os lombos de pescada, tempere de sal e pimenta e programe 8 min/100º/vel colher inversa. Adicione os espinafres e programe mais 1 min/100º/vel colher inversa. Por fim, junte o leite e a farinha e programe 5 min/90º/vel 4, inverso. 
 
Deite o recheio nas tarteiras e leve ao forno cerca de 20 min, até dourar. 

Tradicional 
Misture a farinha, o sal e a manteiga até obter a textura de migalhas. Junte a água e amasse até ter uma massa lisa. Abra a massa em círculos e forre as tarteiras. Leve ao forno cerca de 5 min.
 
Para o recheio, pique a cebola e o alho. Com um robot de cozinha, pique o chouriço. Leve ao lume um tacho com a cebola, o dente de alho, o chouriço e o azeite e refogue uns minutos. Junte os lombos de pescada, tempere de sal e pimenta e programe deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Adicione os espinafres picados e deixe-os murchar. Com a colher de pau, desfaça os lombos de pescada. Por fim, junte o leite e a farinha e deixe cozinhar até engrossar, cerca de 5 min
 
Deite o recheio nas tarteiras e leve ao forno cerca de 20 min, até dourar.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pescada; N.º de porções: 3; Prato: prato principal, entrada
 

3 comentários:

  1. Aqui em casa só eu é gosto de tartes salgadas, estas com pescada tem muito bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. ficaram bem bonitas e de certeza com um sabor ótimo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Tem um óptimo aspecto. Um dia irei experimentar :)

    ResponderEliminar