10.27.2017

Muffins de cenoura com especiarias

No último sábado fui assistir ao workshop do meu amigo Célio do Sweet Gula que deliciou todos com umas maravilhosas receitas de outono. É sempre uma inspiração ver o Célio cozinhar... a sua paixão pela cozinha é contagiante! 
Uma das receitas apresentadas foram estes cupcakes de abóbora e especiarias. E são tão bons que eu quis logo fazê-los no domingo... mas, como não tinha abóbora, substitui por cenoura. Ficaram maravilhosos! Posso dizer que desapareceram num instante, o que é sempre um bom sinal.



Ingredientes
200g de farinha integral de centeio
250g de açúcar amarelo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
colheres de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de noz-moscada
1/2 colher de chá de gengibre em pó
2 ovos
250g de cenoura cozida, em puré
100 ml de azeite
1 iogurte grego natural

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o fermento, o sal e as especiarias.Coza a cenoura e desfaça em puré. Reserve.

Bimby
Deite no copo os ovos, o puré de cenoura, o azeite e o iogurte e programe 3 min/vel 4. Programe mais 3 min e vá deitando a mistura de secos pelo bucal. 

Tradicional
Numa taça, coloque os ovos, o puré de cenoura, o azeite, o iogurte e bata com a batedeira alguns minutos até obter uma mistura lisa e os ingredientes estarem bem ligados. Adicione aos poucos os ingredientes secos até obter uma massa homogénea.


Deite a massa em formas de queques e leve ao forno durante 18-20 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianonãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: cenoura, especiariasN.º de porções: 12; Prato: Bolo

2 comentários:

  1. Já me estou a imaginar a fazer uma lanchinho sentada no sofá, acompanhada por uma chávena de chá! E hoje o tempo convida mesmo a isso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Apesar deste calor infernal, ando cheia de vontade de fazer e comer bolinhos.
    E tu e o Célio são uma inspiração nessa matéria, adoro os vossos bolos!
    Estes muffins estão a chamar por mim :)
    Um beijinho minha linda.

    ResponderEliminar