12.04.2017

Abóbora assada com Harissa e ovo

O frio chegou de repente, instalou-se por todo o lado, causando uma vontade de nos aninharmos no sofá com uma mantinha... e eu confesso que ando numa fase de preguiça para a cozinha e para o blogue. Esta época de Natal e tudo o que ela envolve não ajuda, as memórias assaltam-me e roubam-me os momentos de descanso, transformando-os em nostalgia e saudade. Quem me manda ter esta memória tão boa, não é? Mas, no fim, são as memórias que nos restam para que o que vivemos permaneça nas nossas vidas. E a nostalgia tem de passar para dar lugar a uma gratidão imensa por ter vivido sempre com tanto amor que me faz ficar nostálgica. 

Entre as minhas nostalgias e tentativas de as "sacudir", há refeições assim, simples e reconfortantes (e leves, que a época da debandada das calorias aproxima-se a passos largos e é preciso compensar!).



Ingredientes
1/2 abóbora butternut squash
1 pitada de sal
1 colher de chá de mistura de especiarias Harissa em pó
2 ovos
1 fio de azeite

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Corte a abóbora ao meio no sentido da altura. Retire as sementes e corte em tiras (eu não tiro a casca, é bem fina e eu gosto do contraste de texturas, mas é opcional!).

Disponha as fatias num tabuleiro com papel vegetal, sem as sobrepor. Regue com um fio de azeite e tempere com sal e a mistura de harissa. Envolva tudo. Leve ao forno por 35min.

Passado este tempo, retire e abra dois ovos entre as fatias (arrume-as para formar uma "caixa" para o ovo). Leve novamente ao forno por mais 5 min. 

Sirva simples ou com umas fatias de pão torrado.


Bom apetite!



Tempo de preparação: 50 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovo; Abóbora N.º de porções: 2Prato: entrada

3 comentários:

  1. Abóbora assada é muito bom e combina bem com o frio! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de abóbora assada.
    Que bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/a-preparar-o-natal-e-duas-receitas-para.html

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto delicioso! já está na lista das próximas receitas a testar. Adoro abóbora assada! Só não sei se arrisco a Harissa! ahahah

    Compreendo bem essa tua nostalgia, sofro do mesmo! vivo em permanente saudade de tudo o que já vivi! e o Natal é tramado! mas por outro lado, é bom sinal termos este tipo de saudade! significa que foram momentos bons, e que de algum modo fazem parte de nós e fizeram de nós o que somos hoje!

    Um beijinho muito, muito grande!

    Catarina
    nolugarquechamocasa.blogspot.com

    ResponderEliminar