3.28.2016

Hot Cross Buns de chocolate e laranja

Este dias em casa souberam mesmo bem... estava a precisar de uns dias de descanso, com algumas horas na cozinha, pequenos almoços tardios e demorados e almoços e jantares de festejos. Apesar de ter tido algum trabalho para fazer, ainda assim, consegui fazer algumas das receitas que tinha marcadas. Estes Hot Cross Buns para finalmente participar do desafio Sweet World da Lia e da Susana,  foram uma dessas receitas! 
Estes pãezinhos doces com uma cruz desenhada eram feitos na 6ª feira santa em terras de sua majestade. Hoje em dia, podemos encontrá-los já durante todo o ano, mas continuam a ser mais vistos por altura da Páscoa. Cá por casa, posso dizer que o meu rapaz adorou estas bolinhas para o pequeno almoço... 
A receita foi inspirada nesta da Lia, mas com muitas adaptações.   



Ingredientes
para os buns:
sumo e raspa de 1 laranja
óleo de girassol q.b.
225ml leite 
50g manteiga, derretida e arrefecida
1 ovo grande, batido ligeiramente
450g farinha para pão + extra para a bancada
2 colheres chá de fermento de padeiro seco (usei vahiné)
1 colher de chá de sal  by Necton  
50g açúcar amarelo
Golden syrup ou mel q.b. para pincelar
para o recheio:  
150g de pepitas de chocolate 
para as cruzes:
50g farinha de trigo
50ml de água 
 
Confeção
Bimby:
No copo, coloque a farinha, o fermento, a raspa da laranja, o sal e o açúcar e programe 30 seg/vel 4. Adicione os líquidos (leite, manteiga, sumo de laranja e ovo batido) e programe 5 min/vel espiga. Junte as pepitas de chocolate e programe mais 2 min/ vel espiga.

Tradicional:
Numa taça, misture a farinha, o fermento, a raspa da laranja, o sal e o açúcar. Adicione os ingredientes líquidos (leite, manteiga e ovo) e misture tudo muito bem. Deitar a massa sobre uma bancada ligeiramente enfarinhada e amasse por cerca de 5 a 10 minutos, ou até ter uma massa macia e elástica. Abra a massa em retângulo, espalhe as pepitas de chocolate e enrole. Amasse mais uns minutos, para incorporar e espalhar bem as pepitas. 
Coloque a massa numa taça untada com o óleo, cubra com película aderente ou um pano de cozinha limpo e deixe repousar em local aquecido, por cerca de 1 hora, ou até que dobre o volume.
 
Forre com papel vegetal um tabuleiro de 20 cm/30 cm. Divida a massa em 12 e forme bolas. Disponha-as no tabuleiro, achatando-as ligeiramente.
Entretanto, misture as 2 colheres de farinha com umas 4 colheres de sopa de água, até obter uma pasta macia e densa. Coloque esta pasta num saco de pasteleiro e desenhe as cruzes nos buns. 

Cubra com película aderente ou um pano de cozinha limpo e deixe repousar em local aquecido, por cerca de 1 hora, ou até que dobre o volume.

Aqueça o forno a 190º. Leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até os buns terem crescido e ficarem dourados. Pincelar os buns ainda quentes com o golden syrup ou mel e deixe-os arrefecer completamente.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 90 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chocolate, laranja; N.º de porções: 12; Prato: Bolo, Pão doce

7 comentários:

  1. Os meus filhos adoram este tipo de pãezinhos! Estão lindos e maravilhosos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nhammy, nhammy! Que bom aspecto.

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Estes estão há minha medida ^^ como não gosto de passas ;) Perfeitos :D

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos!! :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos os teus hot cross buns, tenho de os fazer em breve :) Tenho a certeza que não vão durar nada por aqui :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb


    ResponderEliminar
  6. Ficaram magníficos Mª João!!
    Adorei as tuas adaptações e ainda hei-de experimentar esta tua versão, pois ficaram mais lindos que os meus, lol!!
    Um beijinho e muito obrigada por finalmente te juntares a nós.
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Olha e eu que ainda não consegui fazer os meus!? Chego aqui e vejo estes!!! Ficaram bem apetecíveis Mra. João!
    Também tenciono usar chocolate pois sei que por cá fará mais sucesso. ;)
    Ficaram óptimos, muito obrigada pela participação!

    Bjinhosss

    ResponderEliminar