10.03.2016

Papas de carolo com maçã caramelizada e crumble no Showcooking do CC Alegro de Castelo Branco

Hoje trago-vos não apenas uma receita, mas um momento feliz! No passado dia 25 de setembro estive, a convite do Centro Comercial Alegro de Castelo Branco, num showcooking para celebrar a inauguração da renovada área de restauração, Merenda 6000. Fui muito bem acompanhada, com a Sílvia do Bocadinhos de Açúcar e a Isabel do Cinco Quartos de Laranja

As três, apresentámos um menu completo (Entrada, Prato principal e Sobremesa) cujo conceito era usar pratos ou produtos tradicionais da região e dar-lhes um "toque" atual. A Sílvia fez vol-au-vents recheados com farinheira e maçã, acompanhado de uma salada de rúcula e maçã com vinagrete de vinagre balsâmico. A Isabel deliciou toda a audiência com a sua energia e um Risotto de cogumelos com os fantásticos queijos da região e umas costeletas de borrego. E eu fiz uma reinterpretação das tradicionais Papas de carolo, apresentando-as em camadas com maçã caramelizada e crumble. 

Foi um dia fantástico, fomos super bem acolhidas pelo CC Alegro e muito bem recebidas por uma audiência simpática e atenta. Cheguei a casa com o cansaço da distância das viagens mas de coração cheio! Deixo-vos algumas fotos do dia:

 A começar...


Uma perspectiva do fantástico espaço Merenda 6000. Está tão acolhedor, a lembrar os mercados renovados e cheios de pormenores deliciosos... E a simpática assistência!

As tacinhas gulosas a serem finalizadas... Vamos lá à receita!


Ingredientes
Para as papas:
3 chávenas de água
1 chávena de sêmola de milho
casca de 1 limão
1 l de leite meio gordo
1 chávena de açúcar amarelo


Para a maçã caramelizada:
5 maçãs médias (pode ser qualquer qualidade, desde que sejam rijas)
1 chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela
1 pitada de noz moscada
sumo de limão q.b.

Para o crumble:
1 chávena de farinha de trigo sem fermento
1/2 chávena de açúcar amarelo
2 colheres de manteiga sem sal
1 colher de chá de canela

Confeção
Começamos com as papas de carolo (ou de milho): Leve um tacho ao lume com a água e a casca do limão. Quando levantar fervura, baixe o lume e junte a sêmola de milho. Deixe cozinhar uns 5 min, até secar. Junte então o leite e deixe cozinhar, mexendo sempre, por 20 min. Nessa altura, adiciona-se o açúcar e deixa-se cozinhar mais 2 a 3 min.
Distribui-se pelas taças e deixa-se arrefecer um pouco.

Descascam-se as maçãs e cortam-se em pedacinhos, regam-se com sumo de limão para não oxidarem. Numa frigideira larga, deita-se o acúcar e deixa-se derreter. Logo que comece a ganhar cor, juntam-se as maças, a canela e a noz moscada e deixam-se cozinhar até que comece a fazer "estrada" quando passa a colher de pau. Deixa-se arrefecer.

Para o crumble, mistura-se tudo com as mãos, obtendo uma espécie de areia. Numa frigideira antiaderente, leva-se ao lume médio mexendo sempre, de modo a cozinhar e dourar, ficando com umas migalhas crocantes.
Quando as papas tiverem ganho uma película mais resistente, coloque uma camada de maçã e termine com uma colherada do crumble.
Sirva morno ou frio.


A ementa completa!
Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos   DificuldadeFácil;  Vegetariano: Não;  Para crianças: Sim; Ingrediente principal: milho, maçãN.º de porções: 12Prato: sobremesa

5 comentários:

  1. Gostei muito dessa tua versão! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mtos parabéns!estavam mto bem!essas papas de caroço parecem divinais! Bj
    Sara

    ResponderEliminar
  3. Fantástica sugestão! Tenho de fazer esta maravilha para experimentar!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Eu estive lá e adorei assistir à confeção...

    ResponderEliminar